Turistas espaciais são "astronautas"?
Nós acabamos de acompanhar o lançamento da missão Inspiration4, que colocou novas cartas na mesa no que diz respeito ao futuro do turismo espacial.
E trouxe também as histórias maravilhosas sobre os seus ocupantes e que acabam conectando nós, que gostamos de acompanhar essas coisas, com os tripulantes de uma forma bem mais profunda.
Eu, pelo menos, fiquei muito feliz de ver o Chris, a Sian, a Hayley e, é claro, o Jared indo para o espaço e se tornando astronautas bem diferentes dos que a gente costuma ver em missões.
Mas, apesar do pioneirismo dessa missão, eles não foram os primeiros turistas espaciais da história.
Então, quem foi?
Bom, vamos falar sobre isso!
Se você por acaso não sabe o que aconteceu nos últimos dias, eu vou te dar um resuminho bem rápido.
Jared Isaacman, o fundador e CEO de uma empresa muito bem sucedida chamada 'Shift4Payments' resolveu pagar para a SpaceX levá-lo ao espaço.
Além do próprio assento, ele teria 3 outros disponíveis para levar quem ele quisesse.
Ao invés de levar conhecidos seus, ele decidiu trazer pessoas que ele não conhecia e que representassem conceitos diferentes com suas próprias histórias: uma representaria esperança, outra generosidade e outra prosperidade.
O Jared representaria liderança.
Os escolhidos foram Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor.
Todos eles estão nessa missão por um motivo.
Se você quiser saber por que, a minha recomendação é que você assista a série documental da Netflix sobre o assunto.
Realmente vale muito a pena e vai ser muito mais completo do que qualquer coisa que eu falar aqui.
Junto de tudo isso haveria uma arrecadação de fundos para o Hospital de tratamento e pesquisa de câncer infantil St Jude.
Eles decolaram por volta das 21h da quarta feira em uma nave Crew Dragon, passaram 3 dias no espaço e voltaram neste último sábado, dia 18 de Setembro de 2021.
Como você pode ver pelo tamanho do sorriso da Hayley durante os primeiros minutos de voo, ela parece estar realmente gostando muito.
A gente também acompanhou o voo do Jeff Bezos e do Richard Branson em Julho deste ano e ouvimos as reivindicações sobre serem os "primeiros turistas espaciais".
Mas bem antes de (tudo) isso acontecer e bem antes da Inspiration4, várias outras pessoas pagaram para ir ao espaço em missões orbitais.
O primeiro e talvez mais conhecido dessa lista é Dennis Tito, um empresário americano.
Ele foi para a Estação Espacial Internacional em Abril de 2001 na Soyuz TM-32.
Ele ficou só 8 dias na ISS.
O objetivo dessa missão era essencialmente levar uma nova nave Soyuz para ficar acoplada na estação e trazer para a Terra a que já estava lá desde de Novembro de 2000.
Os 3 cosmonautas - Dennis Tito, Talgat Musabayev e Yuri Baturin - foram pra ISS na TM-32 e voltaram na TM-31.
Oito voos com turistas espaciais foram feitos nestes mesmos moldes com 7 pessoas pessoas diferentes, incluindo o voo do Dennis Tito.
Um deles, um bilionário chamado Charles Simonyi fez duas viagens dessa.
Uma aconteceu em Abril de 2007 e outra em Março de 2009.
Até os dias de hoje a gente pode considerar ele a única pessoa que pagou para ir ao espaço como turista duas vezes.
Mas antes dessas pessoas irem para a Estação Espacial Internacional, outras duas pessoas que não eram astronautas profissionais foram ao espaço.
O jornalista japonês Toyohiro Akiyama foi para a estação Mir em Dezembro de 1990, onde ele passou uma semana.
Ele se tornou o primeiro jornalista a fazer uma reportagem do espaço e o primeiro japonês a ir ao espaço.
Alguns meses depois, em Maio de 1991, a britânica Helen Sharman visitou a Mir depois de ganhar um concurso chamado “Project Juno”, que tinha o objetivo de colocar a primeira pessoa do Reino Unido no espaço.
Estas duas pessoas borram um pouco as definições do que é e o que não é um turista espacial.
Além de não terem pago suas próprias viagens, eles receberam uma quantidade significativa de treinamento antes da missão.
Provavelmente é por isso que nem todo mundo costuma lembrar deles dois quando se fala sobre quem foi o primeiro turista espacial.
E do jeito que as coisas estão caminhando, esse tipo de definição vai começar a ficar ainda mais confusa.
Tem muita missão diferente planejada para os próximos meses.
Depois da Inspiration4, a gente vai ver os russos lançando um diretor e um atriz para a Estação Espacial Internacional com o objetivo de fazer um filme no espaço.
A NASA anunciou recentemente que pretende levar o Tom Cruise para fazer algo similar muito em breve.
Em dezembro deste ano o bilionário japonês Yusaku Maezawa também deve ir para a ISS junto com os russos.
Esse cara é o mesmo que tem planos com a SpaceX de levar artistas para uma viagem ao redor da Lua com a Starship no projeto 'Dear Moon'.
A SpaceX tem planos com a Axiom Space para realizar uma missão com a Crew Dragon no começo do ano que vem e que deve se tornar a primeira "missão privada" para a ISS.
O comandante dessa missão vai ser o Michael López-Alegría, um astronauta hispano-americano que era da NASA e que voou em 3 missões dos Ônibus Espaciais e em uma missão da Soyuz.
Agora ele faz parte da equipe da Axiom.
Estações espaciais privadas como a que a Axiom Space e outras empresas pretendem criar podem criar uma nova via para condução de pesquisas e outras atividades em microgravidade.
Ou seja, com o aumento da acessibilidade, provavelmente teremos mais pessoas trabalhando no espaço, mas que passaram por treinamentos diferentes e talvez bem mais brandos do que o que a gente costuma ver dentro de agências espaciais.
Do que devemos chamá-los?
A resposta para essa pergunta depende de quem responde e talvez eventualmente todo mundo concorde com alguma definição.
Ou talvez não.
Eu fiz algumas enquetes no meu twitter perguntando para as pessoas que me seguem se elas consideram turistas espaciais como “astronautas” e os resultados são bem interessantes.
É claro que não há nenhum grande rigor em uma enquete no Twitter, mas já dá pra enxergar alguns pontos interessantes dessa discussão.
A primeira pergunta foi "Você define os tripulantes da Inspiration4 como "astronautas"?"
E mais da metade das pessoas que responderam disseram que sim.
Na segunda enquete, quase 80% das pessoas disseram que não consideram os tripulantes do New Shepard "astronautas".
Uma proporção semelhantes de pessoas pensa o mesmo sobre o veículo da Virgin Galactic.
Essas respostas meio que implicam que para ser considerado um astronauta você precisaria entrar em órbita.
O que parece um parâmetro decente e até bem definido, mas a última enquete adiciona um outro problema.
Eu perguntei se Alan Shepard, que fez um voo suborbital na missão Freedom 7 em 1961, poderia ser considerado um astronauta logo depois de sua missão.
Ele voltou a voar na missão Apollo 14 e realmente teve que entrar em órbita para ir para a Lua, mas a minha pergunta foi bem específica e focada na primeira missão dele.
E a maior parte das pessoas que responderam essa enquete considera ele um astronauta logo depois do primeiro voo.
Mas uma parte bem considerável não considera.
Essas respostas parecem implicar que o treinamento que alguém recebe também adiciona um certo peso para definir se ele é ou não é um astronauta.
Para adicionar mais um ponto de vista nisso tudo eu perguntei pro Pedro Pallotta do canal "Space Orbit" qual é, na opinião dele, a definição de um astronauta.
Eu acredito que a definição de ser um astronauta, ela mudou ao longo do tempo.
Ela passou antes (de ser) do que é uma pessoa que simplesmente ia ao espaço e hoje passou a ser uma profissão.
Como se fosse um mergulhador.
Um mergulhador é muito diferente de uma pessoa que vai à praia.
A pessoa que vai à praia aproveita e se diverte enquanto um mergulhador vai a uma plataforma de petróleo, mergulha, conserta as coisas, faz trabalhos extremamente complexos e com um ferramental muito específico.
Então o astronauta hoje em dia, é aquela pessoa na definição nova com esse aumento do turismo espacial, faz com que a gente tenha profissionais especializados em missões de longa permanência ou também curta permanência.
Mas não exatamente com o mesmo treinamento que tem um turista espacial, que ele (só) basicamente vai aprender o básico para poder sobreviver no espaço naquele tempo muito curtinho.
Parte desses desacordos todos acontece também por conta da definição difusa do que é "espaço", que eu já expliquei em um outro vídeo aqui no canal, mas a discussão vai além disso e, como vimos, a própria definição de "turista espacial" tem alguns probleminhas.
Por enquanto cada um vai chamar do jeito que for mais conveniente.
A Blue Origin, por exemplo, chama seus clientes de "astronautas" e diz abertamente que os da Virgin Galactic não são porque não passaram pela linha Kármán.
A parte mais legal disso tudo é que essa bagunça com os títulos só tá acontecendo por que o setor enteiro tá crescendo e ficando cada vez mais acessível.
E isso significa bem mais do que ver gente rica pagando para ir ao espaço.
O aumento de acessibilidade ao espaço tem consequências positivas pra muitos setores da sociedade e é uma grande conquista para todos nós.
Se você não conhece o canal Space Orbit no YouTube eu recomendo fortemente que você assista e se inscreva lá.
O Pedro sempre acompanha lançamentos e outras atividades do setor no canal dele e você com certeza vai se divertir muito.
Vou deixar o link aqui na tela e na descrição!
Então é isso, eu vou ficando por aqui, e até a próxima!