Museus de Ouro Preto MG
Museus de Ouro Preto MG
Museu do Oratório
Museu do Oratório Inaugurado em outubro de 1998, com uma coleção única em todo o mundo. O acervo doado ao Governo Brasileiro, está instalado em um casarão histórico. Na mesma casa, onde residiu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
São 163 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX. Promovendo detalhes valiosos da arquitetura, pintura, vestuário e costumes da época em que foram produzidos os oratórios.
Museu das Reduções
Fica à cerca de 25km do centro histórico de Ouro Preto. É um trabalho de iniciativa privada e sem fins lucrativos.
Expressões pura do talento e da arte do povo mineiro. O museu mostra mais de 25 verdadeiras relíquias da arquitetura brasileira.
São monumentos históricos tombados, reproduzidos artisticamente em escala reduzida. Os mesmos materiais empregados nas obras originais são usados nas cópias.
A Igreja da Pampulha, de Oscar Niemeyer, é um dos monumentos expostos em Jardins suspensos. Representando com perfeição os 5 séculos de nossa arquitetura.
Museu Aleijadinho
Foi criado em 1968, para reunir em um só espaço, peças de arte sacra e documentos gráficos. A finalidade era de conservar, preservar, e difundir o precioso acervo da Paróquia de Nossa Senhora da Coinceição.
A denominação do Museu é uma homenagem ao artista ouropretano, Antônio Franscisco Lisboa, “O Aleijadinho". Ele é o mestre da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor da igreja Matriz de Nossa senhora da Coinceição.
Museu Casa dos Contos
Restaurada em 1984, contém exposições documentais, estudo científico da Casa da Moeda do Brasil e outras mostras culturais.
O Museu é composto de mobiliário e arquitetura singulares, arquivos sócio-econômicos e culturais das Minas Gerais.
Hoje, o Centro de estudo do Ciclo do Ouro, regasta o estudo da documentação econômico-fiscal do Ciclo do Ouro.
Museu da Inconfidência
A exposição pernamente fica aberta a visitação em uma robusta construção do século XVIII.
O museu possui três anexos. No primeiro, a Sala Manoel da Costa Ataíde destaca-se com exposições temporárias e a Reserva Técnica.
No segundo, funcionam os setores de Museologia, Difusão do Acervo e promoção Cultural e o Laboratório de Conservação e Restauração - que conta com ateliês de pintura, escultura, madeira e papel.
No terceiro, está o Arquivo Colonial, com cerca de 40mil documentos. Tem também a biblioteca, com 19 mil volumes e os setores Pedagógico, Pesquisa e Musicologia